Existe um grande programa do Governo Federal chamado de Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o qual oferece para milhares de estudantes de todo o Brasil a oportunidade de estudar com uma bolsa de estudo paga pelo Governo, fazendo com que o sonho de cursar o ensino superior seja realizado por milhares de pessoas que não teriam essa oportunidade.
Por conta disso, existe uma tendência natural das pessoas com menor condição social, procurarem o programa, para terem uma chance de terem uma vida melhor, com a formação do curso superior. Nesse caso, existem algumas dúvidas sobre o programa, que as pessoas costumam ter antes de se inscreverem e que serão explicadas, para quem deseja entender mais sobre esse tema.
O que é o Fies
O Fies é um programa federal, criado ainda na época do presidente Lula, o qual fornece por meio do Ministério da Educação, Bolsa para o ensino superior, para alunos de baixa renda que demostrarem um bom conhecimento, obtendo boas notas no Enem.
Esse programa tem auxiliado a milhares de pessoas, as quais, não teriam condições financeiras de cursar uma faculdade, fazendo com que elas tenham a oportunidade de obter uma formação educacional mais completa.
Quem pode se candidatar para o Fies
Para controlar o número de candidaturas nesse programa, o Governo Federal instituiu as novas regras do FIES que deverão ser cumpridas. Assim, somente pode concorrer a uma bolsa os candidatos que:
- Façam parte de uma família com renda bruta mensal de no máximo três salários mínimos.
- Tenham feito todo o ensino médio em uma escol a pública
- Ter participado do Enem e obtido uma média maior do que 450 pontos e não ter zerado na redação.
- Demostrar interesse pelo programa e enviar toda a documentação solicitada até a data limite.
Como se inscrever no Fies
Para quem deseja concorrer a uma das mais de 100 mil bolsas que o Governo Federal está disponibilizando no Fies 2018, é necessário cumprir os seguintes passos. Primeiro, se deverá acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq, depois preencher todas as informações solicitadas, como por exemplo, o seu endereço, o nome completo, a escola que estudou e a renda familiar.
Um terceiro passo é enviar a documentação da sua família para o Governo, comprovando a renda informada e tendo assim acesso a esse benefício.
Por fim, caso seja selecionado, deverá confirmar a sua pré-inscrição no Fies e pedir um financiamento, junto ao banco conveniado ao programa.
Como é o processo de seleção do Fies
Para selecionar os alunos que farão parte dessa bolsa, o Governo leva em consideração alguns critérios, como por exemplo, a nota que o estudante obteve no Enem e também a condição social de cada candidato.
Assim, quanto menor for à renda de alguém, mais chance de ser selecionado para o Fies essa pessoa terá, conseguindo assim a chance de ter esse financiamento na faculdade e concluir um curso do ensino superior, um sonho para milhões de brasileiros.