exposição: Saci Pula na Aldeia Alta

saci taubaté

Museu Afro Brasil leva exposição sobre o Saci a Taubaté

O Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, leva a exposição itinerante “Saci Pula na Aldeia Alta” ao Museu Monteiro Lobato, em Taubaté. Com abertura marcada para o dia 4 de outubro, a mostra revela as diversas representações artísticas de um dos mais emblemáticos personagens do folclore brasileiro. O encerramento está previsto para o dia 30 de novembro. A entrada é gratuita.

A exposição abarca 50 obras da coleção particular de Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil, em regime de comodato com a entidade. Ele também assina a curadoria da mostra. O título faz menção a um dos significados atribuídos ao nome da cidade de Taubaté: aldeia alta, na língua tupi. “Nós sempre procuramos levar, nesse projeto de itinerâncias, exposições que tenham relação com a temática afro brasileira e com a localidade em questão”, afirma Roberto Okinaka, coordenador de exposições itinerantes do Museu Afro Brasil.

No dia 31 de outubro, quando é comemorado nacionalmente o Dia do Saci,haverá uma performance do artista popular Iderê Dudu Silva sobre recortes em MDF do “Saci Urbano”, obras do artista plástico Thiago Vaz. As obras serão reduzidas a carvão, em um ritual simbólico.

O projeto itinerâncias faz parte do programa do Sistema Estadual de Museus, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO: “SACI PULA NA ALDEIA ALTA”

ABERTURA: 4 DE OUTUBRO – 10H

ENCERRAMENTO: 30 DE NOVEMBRO

set. 30 2014 Staff Categoria: Geral Agenda

standardPostTransition
Perhaps the network unstable, please click refresh page.
Museu Monteiro Lobato