Exposição: Uma saga republicana

Museu da Casa Brasileira
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano (11 3032-3727) São Paulo.

 

MCB e SISEM-SP levam a Taubaté a exposição
“Patrimônio escolar: uma saga republicana”

A partir de 19 de março, a cidade de Taubaté receberá um recorte da exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”. A itinerância no Museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato acontece a partir da parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual são levados a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente no espaço expositivo do MCB.

“Patrimônio escolar” é fruto da pesquisa elaborada para o quarto volume da coleção Patrimônio Paulista, que registra os bens culturais do estado de São Paulo tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A exposição, que reúne textos da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho e fotografias de Iatã Cannabrava, Malu Teodoro e Vinícius Assencio, adota um recorte justificado pela expressividade das edificações escolares construídas em São Paulo entre 1890 e 1930, período da Primeira República. Cada imóvel individualmente possui relevância própria, mas no conjunto fica evidente também o registro de um período importante da política educacional paulista, alvo de numerosos e importantes estudos acadêmicos.

No livro homônimo à mostra, editado pela Editora Terceiro Nome, são apresentadas as 126 “escolas republicanas” construídas na capital e no interior do estado de São Paulo entre o final do Império e o início da Era Vargas e tombadas pelo Condephaat.

Iniciada em 2010, a coleção Patrimônio Paulista formata um importante inventário dos bens tombados até hoje pelo Condephaat. “Com isso, destaca-se a importância da preservação deste acervo como memória viva de nossa história, fomentando a cidadania e incentivando os moradores sobre o compromisso coletivo necessário para a construção, reconhecimento e preservação do patrimônio comum”, conclui Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Abertura: 19 de março
Visitação: até 10 de maio
Terça a Domingo, das 9h às 17h
Museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato – Taubaté
Realização: Condephaat, MCB e SISEM-SP.
Apoio: Prefeitura de Taubaté, Museu H.F.P. Monteiro Lobato e
Editora Terceiro Nome.

abr. 10 2015 Staff Categoria: Geral Agenda

standardPostTransition
Perhaps the network unstable, please click refresh page.
Museu Monteiro Lobato